domingo, dezembro 07, 2008

A Comuna de Paris

A Comuna de Páris. O único e verdadeiro ato de democracia feito até hoje na história de humanidade.

"Mas não vivemos em um Estado Democrático de Direito"?

Sim. Vivemos, mas realmente, existe democracia real em nosso Estado? É democracia - imperar, ou seja, obrigar alguém se alistar no exército ou até mesmo votar? Se é algo democrático não devia ser... algo livre?

Mais uma vez em pauta a liberdade não? Nota-se que todos, todos os assuntos podem tocar o fulgor da eterna busca das pessoas. Não terem que se subjulgar a nada nem ninguém.

Talvez seja por isso que grandes conquistadores existiram, sentiam-se livres ao subjulgar outros. Lembra-me levemente o Helenismo de Alexandre, o Grande e Aristóteles. Mas quem sabe, não? Se Alexandre tivesse alcançado as terras mais distantes que existiam naquela época, ou até, essas terras, tudo não seria diferente?

É... mas "se" não existe na história. Fico imaginando, se a Comuna não tivesse sido destruida pela burguesia e a nobreza em conjunto. Não, não da pra imaginar. Um mundo mais justo para todos... e ironicamente mais livre.

Liberdade baseada em regras de conduta: Apenas seres humanos são capazes de seguirem isso, porque eles sozinhos não conseguiriam ter noção ou bom senso para viverem em paz e sem caos.

  1. O trabalho noturno foi abolido;
  2. Oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que cooperativas fossem instaladas;
  3. Residências vazias foram desapropriadas e ocupadas;
  4. Em cada residência oficial foi instalado um comitê para organizar a ocupação de moradias;
  5. Todas os descontos em salário foram abolidos;
  6. A jornada de trabalho foi reduzida, e chegou-se a propor a jornada de oito horas;
  7. Os sindicatos foram legalizados;
  8. Instituiu-se a igualdade entre os sexos;
São algumas das providencias da Comuna de Paris. Não parou por ai, se ela continuasse, hoje, minha faculdade não faria mais sentido. O dominio do Direito não seria apenas da advocacia, magistratura e afins.

Mas bem, nem tudo é perfeito, não? Como ser humano sei que sou incapaz de ser completamente livre, pois, como Hobbes diz, se não houvesse o Contrato Social e as leis, a natureza das pessoas faria a especie ir rumo à extinção.

Pensamento mais desesperado e de certa forma, desistente, mas, não seria melhor pro resto do mundo, se nossa raça simplesmente sumisse, antes que cause mais dano?

Mas... nesse exato momento, só conto os dias para estar com a mulher que amo em meus braços e esquecer a sociedade doentia em que vivemos... todos deviam parar um dia pelo menos para aproveitar com alguém que ama... antes que enlouqueçam.

É... é isso ai, reflitam...

2 comentários:

Sex Drops disse...

"Mas... nesse exato momento, só conto os dias para estar com a mulher que amo em meus braços e esquecer a sociedade doentia em que vivemos..." depois que cheguei nessa parte esqueci de todo o resto, nya i i~~

Covas Rasas RPG disse...

=3 Nhya... ^^

17 longos dias... mas apenas 17 dias...

Tão pertinho amor.