terça-feira, dezembro 09, 2008

O Sonho de Liberdade

"Medo pode segurar-lhe prisioneiro. Esperança pode libertá-lo".

É... é um belo filme. Um sonho de liberdade, ou como em inglês: The Shawshank Redemption. Vou dar um breve resumo, eu vi esse filme a primeira vez quando eu tinha por volta de 6 ou 7 anos, não foi muito tempo depois da estréia, nunca mais esqueci.

Andy Dufresne, um banqueiro culto e bem sucedido. Casado com uma bela mulher. E então um dia, uma tragédia aconteceu, pegou-a na cama com um jogador de golfe, traindo-o.

Então, bêbado e com pensamentos torpes, fora na frente da casa do golfista, aonde agora, sua ex-esposa morava... e ficou a beber e carregar a arma... mas não. Ele desistiu. Ele voltou e jogou fora a arma.

Mas algo ocorreu, algo que mudaria totalmente a vida dele. A sua ex esposa e o golfista (ou era tenista?) foram assassinados. Ele, como havia deixado balas de revolver e pedaços quebrados da garrafa de Wiskey que ele bebeu enquanto decidia ou não assassinar ambos, fora condenado como principal e único suspeito.

Mas ele sempre negou o fato de tê-la matado, de ter matado ambos. Na prisão de Shawshank conheceu seu - provavelmente - melhor amigo, Ellis Boyd 'Red' Redding, interpretado por Morgan Freeman (Que é um ÓTIMO ATOR, convenhamos, não consigo achar filmes dele ruim). Lá ele passa a viver e passar seus anos... por muito tempo, nunca esquecendo - sempre tentando lembrar ele e os outros - da esperança e da liberdade - que ela não era impossivel.

Fez obras incriveis na prisão. Criou a melhor biblioteca de presídio que existiu, ajudou muitos a ler e escrever. Mas ele só tinha essa liberdade - e proteção dos guardas - porque ele lavava dinheiro para os outros, sim, era uma troca. Se ele não fizesse, os guardas não protegiam e então as "irmãs" abusavam-no, então o tempo foi passando, paciência esgotando... e por fim a esperança.

Não vou contar o final do filme, que vale a pena ver. É uma boa lição de vida e esperança e foi avaliado por muitos, o melhor filme que já existiu - inclusive - o melhor site de critica de filmes na internet já disse.

E realmente, eu não sei dizer qual, dos dois filmes que disputam esse "titulo", que é Um Sonho de Liberdade e O Poderoso Chefão é melhor. Os dois são perfeitos em seu estilo e para mim, são simplesmente monstros da Tela Prateada. E realmente, O Poderoso Chefão também merecia estar aqui, mas achei mais digno o Sonho de Liberdade por... bem, combinar mais com o blog e por ser menos conhecido.

Então, o que ele ensina? Sonhos e Esperança. Se tu tens esperança em um sonho tu podes e deves lutar pelo que acredita - e por sua vez - pelo tempo que precisar esperar, fazê-lo virar real. Esperança não é apenas acreditar, o nome vem de algo "Espera", tu espera que algo aconteça, tu acredita que algo aconteça... e se tu lutares, vai acontecer.

Mas tu não podes deixar de lutar e apenas esperar. Se não, nunca vai ocorrer. E eu realmente fico tentado em dizer o final do filme, mas acho que - as imagens - explicam o que houve. E acho realmente uma pena que não tenha ganhado Óscares, mas, tudo bem. Nem sempre os melhores filmes ganham prêmios.

Mas está ai... depois da meia noite tem mais um post!

E espero que reflitam ^.^ (Já ta virando jargão, não? XD)

PS: 16 dias para estar com a mulher da minha vida!

4 comentários:

Sex Drops disse...

Eu sou meio lerdinha, não sei o que acontece no final i i ... mas vc é um menino má que deixou a namorada curiosa ..

Covas Rasas RPG disse...

Nem sou mal... É só ver o filme comigo...

Se bem que ele é demorado... eu te conto o final algum dia. ^^

Nicker disse...

Bem cara pelo oque me pareceu o começo foi bem estilo de "A espera de um milagre" mas pelo visto deve ser um filme legal , tive certa curiosidade entãou vou assistir xD

Covas Rasas RPG disse...

É que também é do Stephen King. O MESTRE.