quarta-feira, dezembro 10, 2008

Encare a sí mesmo

Bem, eu passei a semana toda pensando na proxima música que eu ia botar aqui no blog. Sim, eu vou fazer esse ciclo repetitivo que viram? Por quê? Ah, porque eu gosto.

E como bem sabem, o primeiro post foi uma música, logo, esse post também é uma música.

Primeiro: Sobre a banda que eu escolhi, depois a música e por fim, porque eu escolhi a letra.

A Banda é daqui de Porto Alegre, RS. Uma das minhas favoritas e na minha concepção, melhor Banda do Brasil. Hibria.
Sendo então formada, na ordem das legendas e das fotos: Marco Panichi (Baixo), Diego Kasper (Guitarra), Iuri Sanson (Vocal), Eduardo Baldo (Bateirista Contratado), Abel Camargo (Guitarra). Sobre a história da banda e tudo mais: www.hibria.com

Agora, minha experiência com o Hibria? Bom. Fã eu sou desde o ano passado, quando meu amigo Clóvis me apresentou a banda. Na época eu estava na 'fase' de batidas de metal mais leves e calmas, Hibria foi... digamos... um contraste ao que eu escutava. Batidas pesadas, vocais agressivos e MUITO Heavy Metal. Foi uma mudança. Eu comecei escutando Hibria aos poucos, das mais calmas como "Living Under Ice" até chegar na música que eu considero a melhor do Cd Defying the Rules, a "Faceless in Charge". Mas não, não foi ela que escolhi, poderia, mas não foi a escolhida. Em outra oportunidade, eu posto ela.

Então eu virei Fã de Hibria, mais ainda quando eu finalmente (e que foi sofrido conseguir ver um show deles, sempre dava desencontro pra ir) consegui assistir um show, no Dia Mundial do Rock, no Gasometro. A qualidade de audio ao vivo igualando a de Estúdio e cara, eu vi poucas bandas fazerem isso. Um show de qualidade em um local com péssima acústica, sem dúvida, se ainda havia algum receio com Hibria, ele se foi NESSE momento.

Mas não acabou por ai, eu como bom Metaleiro, tenho o sonho de ter uma banda (e acho que esse sonho cresce a cada dia mais) e por eu gostar de cantar, a opção óbvia, Vocalista. Então eu me decepcionei, pois não achava aulas que focassem o Metal, algo que - eu sempre quis. Então veio uma luz, descobri que o Vocalista do Hibria, Iuri Sanson dava aulas. Não demorei, marquei uma aula e fui.

Foi dificil achar o lugar, um tanto chato achar. Mas achei, lá, eu conheci um dos melhores vocalistas que eu ouvi. Gremista (É, ele canta bem, mas tem defeitos o coitado) assim como toda a Banda (Não disse, todos tem defeitos). Gente finissima pra caramba, conversamos e bem, a aula me animou ainda mais com a ideia. Mas com problemas em casa e tudo mais, faculdade apertado, até hoje eu não consigo marcar mais uma aula com ele. E eu quero - muito - mais uma aula.

Bom. Essa é a minha experiência pessoal com Hibria. E eu digo, se tu gostas de um Heavy Metal bom, então, é uma das bandas que tu deves escutar. A música que eu escolhi? Stare At Yourself, última faixa do Album Defying the Rules.
Hibria - Stare at Yourself
[Verse 1 (Ripper)]
Broken down and oppressed by the secrets
A prisoner of yourself
Secrets hidden in an enigmatic temple
A pain that you never release

[Bridge 1 (Ripper)]
In a moment a fusion of emotions
Can make you stronger than fear
Letting you say what's on your mind

[Chorus (Ripper)]
Stare at yourself
The power can be found
Make a wish
Straight to the skyline
Make your dreams come true
The best bet is yourself

[Young Master]
Living in sorrow
I never know if
What I'm saying, is what I believe in
Ain't I fighting
For ideas
I don't believe in?

Living in sorrow
I never know if
What I'm saying is a truth I can believe in
Ain't I fighting
For ideas
I don't believe in?

I have the need to know what is wrong
Have I been judging what they have been thought?
Come together, let's change it all

[Chorus (Ripper)]

[Young Master]
Feeling stronger to throw away
The secrets hidden in my world of pain
Feeling stronger to throw away
The world of ideas they put me in

[Epilogue (Young Master)]
Can't we live in together?
As we think it's right?
I don't want to hurt your freedom
- I will live free -
So don't try to hurt mine
- On and on -
I don't want to change your world
So don't try to change mine
Why I have to follow your path
- I will live free -
If having my own way
Is nice to me
- I will live free -
Stare at yourself, stare at yourself
Stare at yourself, and find yourself


Como foi com a Eagle Fly Free, acho que essa letra também é auto explicativa, mas vamos lá. Primeiro o Titulo: Encare a sí mesmo. Um modo de fazer cada um ver o que faz ao invés de apenas criticar os outros, de olhar para os outros.

Começando oprimido pelo que pensa, segredos, sem coragem de encarar o medo de expressar e revelar opiniões. Mas em algum momento, o medo se desfaz com o misto de emoções. São as duas primeiras estrofes, parece que - de fato - a pessoa a qual Ripper fala é alguém inseguro e com medo de dizer o que pensa e o que acha.

Após isso o conselho: Encare a si mesmo, o poder pode ser encontrado, faça um pedido direto aos céus, faça seus sonhos se realizarem, a melhor aposta é você. Não preciso explicar, não?

Após isso quem se encontrava em tal situação, Young Master, a qual Ripper conversa, fala das dúvidas de que vivendo na tristeza de não saber que o que diz e pelo que luta é o que ele realmente acredita.

E na proxima parte, ele diz que tem a necessidade de saber o que está errado e que esteve julgando todos entretanto, que quer mudar tudo. Eu compartilho disso, eu preciso saber sempre o que há de errado, julgo ações que considero errado e quero mudar tudo! É, me vejo de certa forma nessa música.

E o refrão, o conselho, volta reafirmando o que disse antes. E então ele levanta, sentindo-se forte para jogar tudo para fora, livrar-se do mundo de dor, destruir o que fizeram-no acreditar.

Então o final, uma das partes que compartilho integralmente a ideia.


"Não podemos viver juntos
Como achamos certo?
Eu não quero ferir sua liberdade
- Eu vou viver livre -
Então não tente ferir a minha
- Indo e indo -
Eu não quero mudar seu mundo
Então não tente mudar o meu
Por que eu tenho que seguir seu caminho?
- Eu vou viver livre -
Se ter meu próprio caminho
É bom para mim?
- Eu vou viver livre -
Encare a si mesmo, encare a si mesmo
Encare a si mesmo, e encontre-se"

Não vou explicar o final, a tradução que eu fiz explica tudo. Agora para finalizar. Não podia deixar sem o link para um video com a música.

Stare at Yourself - Hibria


É isso ai, espero que reflitam!

PS: 14 dias... Eu amo você, Fernanda!

Um comentário:

Sex Drops disse...

Pegue a banda que ele mais gosta e diga para postar algo sobre ela e o que vc tem ? Um post enorme @_@ ... a essa altura ja tinha me esquecido que tinha "aulas" com o vocalista, bom, vc nao marcou, mas conhece o cara, bateu um papo legal e um dia quem sabe vai ter aulas, espero que isso te faça feliz amor, to torcendo por vc =3 .... éééé....14 longos dias...